quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Comentário do livro "Tanto Tanto" de Trish Cooke

Tanto Tanto é um livro de ficção realista que narra a tarde de uma família de ingleses, onde os personagens vão aparecendo aos poucos na história, causando surpresa no leitor, que não sabe porque nem para que essas pessoas estão se reunindo, cada membro da família que chega na casa quer pegar o bebê, abraçar e beijar tanto tanto, daí o nome da história. No final quando todos os personagens já estão reunidos o leitor descobre a grande surpresa, uma festa de aniversário do pai do bebê.
O texto trás uma linguagem simples e acessível para crianças pequenas. Possui um tom poético e harmonioso, percebido através das características e manifestações peculiares de cada personagem da história, p-ela forma como eles chegam na casa, e se reunindo com uma harmonia terna.
O texto verbal dialoga com o não verbal trazendo um tom uniforme para a história. Percebe-se um ritmo e uma musicalidade descrita dos desenhos coloridos e bem divertidos, sugerindo também uma nova movimentação das figuras humanas.
A autora faz uma quebra de esteriótipos, trazendo uma família de negros como personagens de toda a história, mostrando o negro como parte da sociedade, com família, sujeito comum, diferente do que a sociedade costuma ver. A autora não trás papel subalterno para nenhum dos personagens colocando-os no mesmo patamar, tanto é que nas gravuras parece se referir a uma família de classe média. E mais a imagem do bebê sobressai, uma vez que a sociedade, principalmente a mídia costuma inferiorizar e tratar de forma pejorativa.

Discentes: Gelma Sá Teles, Valquiria Ferreira; Kelly Crislaine Lopes e Juliana Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário