Em “O cabelo de Cora” é perceptível que a protagonista, Cora, sofre que preconceito por ter seu cabelo crespo, onde todas suas amiguinhas têm o cabelo diferente do seu. Essas amiguinhas tentam fazer com que Cora se sinta inferior e mude seu visual.
Esse preconceito a deixa muito triste, pois só ela tem o cabelo cheio e irreverente. Porém as mulheres de sua família lhe ensinam o valor que têm os seus traços, mostrando assim a sua importância, mostrando que suas diferentes características são o que a torna especial e linda. Dessa forma, fazendo com que Cora se sinta única e que a mesma seja de forma diferente.
Contudo, é notado que no livro há uma demonstração de como é representado a imagem feminina e negra na sociedade, na qual sofrem de fato com o preconceito, até mesmo na infância, de uma forma implícita ou explícita. Posteriormente, é vista uma afirmação identitária por parte da menininha Cora, seguida de uma supervalorização das suas características, com a ajuda das mulheres de sua família, que se aceitam e se orgulham de sua aparência física porque essa reflete sua identidade, sua ancestralidade, fortalecendo e valorando suas origens.
UNEB
Curso de extensão: LIJ
Docente: Renata Nascimento
Discente: Derlane Nascimento de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário