Desnoëttes, Caroline; Hartmann, Isabelle. Batuque de cores. Tradução de Hildegard Feist. 1. ed. Curitiba: A Página, 2011.
O
livro Batuque de cores de Caroline
Desnoëttes e Isabelle Hartmann é uma obra repleta de ilustrações que atraem o
olhar do leitor para a mistura de cores que desde o título, tanto em sua forma,
quanto em seu sentido remete aos significados que a imagem adquire nesta obra.
O livro traz em sua capa uma das ilustrações do país africano Zâmbia. É utilizada
a técnica de sobreposição de fotografias em pinturas, dando a ideia de
continuidade e expansão da paisagem, constituindo duas medidas entre a
realidade e a arte. A imagem traz uma girafa andando na savana, contrastando o
tom amarelado da vegetação com o verde nas árvores que a rodeiam e o tom de
azul claro que pinta um céu extenso. A imagem não é enquadrada, é colocada de
forma livre e irregular, transmitindo a ideia de continuidade, margeada pela
cor quente amarela que lembra sua amplitude remetendo à natureza, à vida. O título é ilustrado com diversas cores, que
remete à vastidão de imagens que ilustram a diversidade natural e cultural
encontrada entre os lugares. Na contracapa são dispostas fotografias sobre um
fundo azul, as fotografias ilustram artefatos construídos em alguns países de
que trata o livro.
As
primeiras páginas do livro são brancas, destacando as cores do título. As autoras
enfocam a linguagem não verbal, apresentando a obra e o sumário por meio de
imagens que destacam-se em fundo branco. Em seguida aparece um desenho do mapa
da África, focalizando a localização geográficas dos países que serão
apresentados. O mapa lembra um mapa físico, pois as cores verde e amarelo são
indicativas de aspectos físicos das regiões. Apresenta ainda a noção de
continente envolvido pelos oceanos e mares, simbolizados pela cor azul. O mapa
está posto em uma página amarelada que remonta ao envelhecimento. Em seguida aparece uma carta também na cor
amarelada e com textura que aparenta dobradura, com letra cursiva que dá ideia
de manuscrita, a carta aparece enquadrada em um fundo branco.
O livro é marcado pela técnica da sobreposição
de fotografias em pinturas e desenhos nas páginas à esquerda, que apresentam
fundo branco. As ilustrações estão dispostas de forma central e irregular,
marcando cada país retratado. Cada imagem apresenta cores características da
região ou do aspecto natural ou cultural apresentado. As cores frias, verde e
azul ilustram as florestas, o céu, a cobertura vegetal do solo e a água. As
cores quentes vermelho, amarelo e laranja se fundem para ilustrar as paisagens
desérticas, savanas e montanhas, além de vestimentas e variedades de produtos
naturais, como os expostos em feiras. Essas imagens dão ideia de continuidade,
assim como a capa, pois apresentam-se de forma irregular e sem contorno,
fundindo-se com o fundo da página, o que pode remeter à extensão das paisagens,
que sempre representam espaços abertos e amplos. Nas páginas à direita tem-se
fundo amarelado e irregular. Neste são dispostas fotografias de objetos como,
joias de prata, porta de celeiro esculpida em madeira, jarras, potes de
cerâmica e cabaças com decorações que ilustram formas geométricas, cangas de algodão
e outros objetos de madeira e outros materiais. Geralmente os objetos são em
tons de marrom, com texturas características da madeira. Essas fotografias
aparentam proximidade pois não são enquadradas em molduras, apresentam
contorno, mas não fundo, passando a ideia de realismo.
Todos
os aspectos analisados mostram a intencionalidade das autoras/ilustradoras em
apresentar diversos aspectos de alguns países do continente africano. As
técnicas de uso de fotografias evidenciam o realismo das imagens, fazendo-se
conhecer aspectos naturais e culturais, sob o ponto de vista das
autoras/ilustradoras. Os desenhos utilizados constituem o aspecto lúdico e imaginário,
fundindo-se com a realidade expressa nas fotografias e ampliando a visão,
contribuindo para o conhecimento da riqueza, diversidade e extensão de alguns
países africanos. As técnicas empregadas fazem da obra fonte de informação,
interligando ficção e realidade e também representam a memória em que se fundem
imagens vistas, imaginadas, relembradas, remetendo ao batuque de cores que dá
título ao livro.
Universidade do Estado da Bahia
Discente:
Talita Francisca Alves de Souza Silva
Curso de Extensão: Literatura Infanto-juvenil
Docente: Renata Nascimento
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