segunda-feira, 15 de agosto de 2016

“Batuque de cores”: Falando sobre ilustrações

Desnoëttes, Caroline; Hartmann, Isabelle. Batuque de cores. Tradução de Hildegard Feist. 1. ed. Curitiba: A Página, 2011.






O livro Batuque de cores de Caroline Desnoëttes e Isabelle Hartmann é uma obra repleta de ilustrações que atraem o olhar do leitor para a mistura de cores que desde o título, tanto em sua forma, quanto em seu sentido remete aos significados que a imagem adquire nesta obra. O livro traz em sua capa uma das ilustrações do país africano Zâmbia. É utilizada a técnica de sobreposição de fotografias em pinturas, dando a ideia de continuidade e expansão da paisagem, constituindo duas medidas entre a realidade e a arte. A imagem traz uma girafa andando na savana, contrastando o tom amarelado da vegetação com o verde nas árvores que a rodeiam e o tom de azul claro que pinta um céu extenso. A imagem não é enquadrada, é colocada de forma livre e irregular, transmitindo a ideia de continuidade, margeada pela cor quente amarela que lembra sua amplitude remetendo à natureza, à vida.  O título é ilustrado com diversas cores, que remete à vastidão de imagens que ilustram a diversidade natural e cultural encontrada entre os lugares. Na contracapa são dispostas fotografias sobre um fundo azul, as fotografias ilustram artefatos construídos em alguns países de que trata o livro.
As primeiras páginas do livro são brancas, destacando as cores do título. As autoras enfocam a linguagem não verbal, apresentando a obra e o sumário por meio de imagens que destacam-se em fundo branco. Em seguida aparece um desenho do mapa da África, focalizando a localização geográficas dos países que serão apresentados. O mapa lembra um mapa físico, pois as cores verde e amarelo são indicativas de aspectos físicos das regiões. Apresenta ainda a noção de continente envolvido pelos oceanos e mares, simbolizados pela cor azul. O mapa está posto em uma página amarelada que remonta ao envelhecimento.  Em seguida aparece uma carta também na cor amarelada e com textura que aparenta dobradura, com letra cursiva que dá ideia de manuscrita, a carta aparece enquadrada em um fundo branco.
 O livro é marcado pela técnica da sobreposição de fotografias em pinturas e desenhos nas páginas à esquerda, que apresentam fundo branco. As ilustrações estão dispostas de forma central e irregular, marcando cada país retratado. Cada imagem apresenta cores características da região ou do aspecto natural ou cultural apresentado. As cores frias, verde e azul ilustram as florestas, o céu, a cobertura vegetal do solo e a água. As cores quentes vermelho, amarelo e laranja se fundem para ilustrar as paisagens desérticas, savanas e montanhas, além de vestimentas e variedades de produtos naturais, como os expostos em feiras. Essas imagens dão ideia de continuidade, assim como a capa, pois apresentam-se de forma irregular e sem contorno, fundindo-se com o fundo da página, o que pode remeter à extensão das paisagens, que sempre representam espaços abertos e amplos. Nas páginas à direita tem-se fundo amarelado e irregular. Neste são dispostas fotografias de objetos como, joias de prata, porta de celeiro esculpida em madeira, jarras, potes de cerâmica e cabaças com decorações que ilustram formas geométricas, cangas de algodão e outros objetos de madeira e outros materiais. Geralmente os objetos são em tons de marrom, com texturas características da madeira. Essas fotografias aparentam proximidade pois não são enquadradas em molduras, apresentam contorno, mas não fundo, passando a ideia de realismo.

Todos os aspectos analisados mostram a intencionalidade das autoras/ilustradoras em apresentar diversos aspectos de alguns países do continente africano. As técnicas de uso de fotografias evidenciam o realismo das imagens, fazendo-se conhecer aspectos naturais e culturais, sob o ponto de vista das autoras/ilustradoras. Os desenhos utilizados constituem o aspecto lúdico e imaginário, fundindo-se com a realidade expressa nas fotografias e ampliando a visão, contribuindo para o conhecimento da riqueza, diversidade e extensão de alguns países africanos. As técnicas empregadas fazem da obra fonte de informação, interligando ficção e realidade e também representam a memória em que se fundem imagens vistas, imaginadas, relembradas, remetendo ao batuque de cores que dá título ao livro. 


Universidade do Estado da Bahia
Discente:  Talita Francisca Alves de Souza Silva
Curso de Extensão: Literatura Infanto-juvenil
Docente: Renata Nascimento

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