quarta-feira, 15 de junho de 2016

O QUE TEM NA PANELA, JAMELA? E CADÊ VOCÊ, JAMELA?




Derlane Nascimento de Oliveira
 Aluna do curso de extensão 
LIJ e discente do curso de Letras





      O escritor, ilustrador, professor, músico e designer gráfico Niki Daly, natural da cidade do Cabo, África do Sul; é autor de grandes obras, entre elas “O que tem na panela, Jamela?” e “Cadê você, Jamela?”, que são livros da categoria infanto-juvenil e foram traduzidos para o português pelo Luciano Machado.
      Tais livros tem como personagem principal uma menina de 6 anos chamada Jamela, que vivia num subúrbio de uma grande cidade Sul-africana. Na obra “Oque tem na panela, Jamela?” gira em torno de uma galinha que a mãe de Jamela comprara para a ceia natalina, porém  a garotinha Jamela cria grande afeto pela ave e acaba por não deixar sua Mama dar um fim a galinha, pois a mesma se tornara sua grande amiga de Jamela e ela o faria de tudo para proteger sua companheira, que não poderia de forma alguma tornar alimento. Já a outra história “Cadê você Jamela?” gira em torno da mudança de Jamela e sua família para outro bairro por conta do novo emprego que sua mãe arrumara. No entanto Jamela não fica nenhum pouco satisfeita  com tal mudança, pois ela tinha enorme carinho pela sua antiga casa e seu antigo bairro, onde vivera momentos incríveis.
     Ambas as histórias são bem-humoradas, onde a menina Jamela encontra diversos meios de sair de situações que acontecem no decorrer da história. Também é notado que as duas histórias em que Jamela protagoniza se passam no mesmo bairro, com as mesmas pessoas, que são próximas de sua família e presenciam suas aventuras.
    Jamela é uma menina imperativa, carinhosa com a família e tem um enorme afeto pela sua galinha de estimação, que ela mesma nomeou de Natal e tem uma relação de amizade com a vizinhança, levando a crer que ela é uma menina querida por todos. Nessas duas histórias infanto-juvenis do Niki Daly podem ser destacadas  esses pontos citados, principalmente por Jamela ser uma menina negra, e toda sua família, como o restante das personagens também são, porém não foi citado no decorrer da história, diferente de muitas outras, ela simplesmente está lá, não havendo necessidade de ser destacado o seu tom de pele, como é visto em várias outras obras da categoria.
   Essas histórias são muito educativas, pois além de tratar com naturalidade a etnia negra, nela também são valorizadas as qualidades da garota Jamela, estando em destaque toda a importância do papel delas nessas duas obras, onde em muitas outras só retratam a delicadeza de meninas brancas e excluem a imagem negra, e quando são retratadas é de forma menosprezada , como personagens subalternos.

    Já Niki Daly mostra a imagem negra de uma forma diferente, natural, na qual até as falas das personagens contém palavras de diferentes origens, que enriquecem tais obras e valorizam as diversidades, sendo uma ótima indicação de leitura para as crianças e jovens, onde os leitores também possam se identificar nas aventuras da garotinha Jamela.



DALY, Niki,Cadê você, Jamela ?, edição brasileira 2006,
tradutor Luciano Machado, titulo original Where´s Jamela?

DALY, Niki,O que tem na panela, Jamela ?, edição brasileira 2006,
tradutor Luciano Machado, titulo original What's cooking, Jamela?


Nenhum comentário:

Postar um comentário